Jockey Club

O território, que abrigou durante muito tempo o hipódromo Stênio Gomes da Silva, começou a ganhar ares de bairro após Nestor Cabral ter o seu sítio hipotecado por seu filho Laurindo. O alemão Franz Wirtzbicki, que veio embora do seu país para o Brasil após a eclosão da 1ª Guerra Mundial, instalou-se nas vizinhanças, mais precisamente no Sítio São Pedro, por trás do local onde existe hoje o Terminal de ônibus Lagoa. Em 1930, tomou conhecimento da hipoteca do vizinho e resolveu assumi-la dois anos depois.
Fortaleza

Destaques

A primeira casa

Jockey Club

Campo do Fortaleza

Setydeias

North Shopping Jockey

Bairros vizinhos

Jockey Club

1930

O BAIRRO QUE JÁ NASCEU ELEGANTE

O território, que abrigou durante muito tempo o hipódromo Stênio Gomes da Silva, começou a ganhar ares de bairro após Nestor Cabral ter o seu sítio hipotecado por seu filho Laurindo. O alemão Franz Wirtzbicki, que veio embora do seu país para o Brasil após a eclosão da 1ª Guerra Mundial, instalou-se nas vizinhanças, mais precisamente no Sítio São Pedro, por trás do local onde existe hoje o Terminal de ônibus Lagoa.

Em 1930, tomou conhecimento da hipoteca do vizinho e resolveu assumi-la dois anos depois.

FUNDADORES

Casamento de Franz e Hedwing (Dona Margarida)

A PRIMEIRA CASA

1ª casa do bairro Jockey Club – Sítio Glük-Auf (Feliz Regresso), onde funciona hoje o Ecopoint

1932

Este foi o primeiro imóvel edificado no bairro do Jockey Club. A sua construção foi feita logo após o alemão Franz Wirtzbicki, funcionário da RVC-Rede de Viação Cearense, tê-lo comprado em 31 de março de 1932 do cearense Nestor Cabral. A RVC foi o primeiro nome da antiga RFFSA.

Franz Wirtzbicki tornou-se proprietário do sítio que passou a se chamar Glück-Auf. A expressão Glück-Auf em alemão significa “Minerador Sortudo” ou “Feliz Regresso”.

Este termo era em referência àqueles que desciam às galerias e depois retornavam à superfície das minas da região de Ruhr, na Alemanha. Nem sempre os que desciam para trabalhar retornavam à superfície, fato que ficou marcado na memória de Franz, que resolveu homenagear os seus antepassados colocando esta expressão de esperança como nome do seu mais estimado bem: O Sítio Glück-Auf, que deu origem ao nosso sortudo bairro.

O pagamento do sítio foi feito com o dinheiro que usava para pagar o aluguel da antiga moradia. Na época, começou a comprar gado holandês e a vender o leite para os amigos que trabalhavam com ele na antiga Rede de Viação Cearense, o que ajudou a concretizar o negócio.

Linneo de Paula Machado foi um empresário brasileiro e é considerado o maior turfista brasileiro.

Filho de Francisco Vilella de Paula Machado e Sebastiana Augusta de Mello Franco, neta do primeiro Visconde de Rio Claro. Fundou em 1906 junto com seu pai o Haras São José e Expedictus.

1942

AVENIDA LINEU MACHADO

Faleceu em 1942, aos 62 anos de idade, num desastre aéreo entre Rio e São Paulo, após assistir à vitória de uma égua de sua criação. Teria declarado, após a corrida: Agora já posso morrer.

Casou em 1911 com Celina Guinle e foi pai de Francisco Eduardo de Paula Machado, Cândido Guinle de Paula Machado, Linneo Guinle de Paula Machado e Heloísa Guinle de Paula Machado.

1947

CONSTRUÇÃO DO JOCKEY CLUB

Por ser alemão, Franz sofreu pressão dos militares durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, acabou vendendo a área onde foi fundado o Jockey Club Cearense, em 1947. O interventor do Estado do Ceará na época, Stênio Gomes da Silva, cedeu o terreno para a construção do Jockey Club Cearense.

O Jockey Club Cearense foi então construído em 1947, tendo a sua primeira ata de sessão preparatória de fundação em 05 de agosto, com o objetivo de desenvolver o turfe no Ceará. Sendo realizada a primeira eleição de diretoria da sociedade aos 02 de setembro do mesmo ano.

Em 07 de setembro de 1947, o Exmo Sr. Desembargador Faustino de Albuquerque, Governador do Estado do Ceará declarou oficialmente fundado e instalado o Jockey Club Cearense e legalmente empossada a sua primeira diretoria eleita tendo como presidente o Dr. Acrísio Moreira da Rocha.

A primeira corrida aconteceu em 15 de novembro de 1949, na sua sede localizada a Avenida Lineu Machado, 419. O projeto de arquitetura do Jockey Clube Cearense, assinado por Emílio Hinko, chamava a atenção pela suntuosidade.

O hipódromo Jockey Club Cearense foi o primeiro do Nordeste. Nele foram realizadas grandes corridas de cavalo, onde se reuniram milhares de fortalezenses. O Jockey Club teve momentos de glória durante muitos anos. O seu funcionamento colaborou fortemente para o crescimento e valorização da região.

1953

FAMÍLIA, “CÉLULA MATER” DE UMA SOCIEDADE

Com a morte de Franz, em 10 de Outubro de 1953 e a conclusão do seu inventário, em 1955, os quatro filhos: Erika, Geraldo, Heinz e Güethner – e a viúva Hedwing, conhecida como Dona Margarida, passaram a negociar os lotes de terra. Toda essa narrativa faz parte do livro que está sendo escrito pelo bisneto do alemão Franz Wirtzbicki, o escritor e cordelista Güethner Wirtzbiki, intitulado Glück-Auf.

De acordo com o escritor, quando foi iniciado o serviço de terraplenagem do terreno do futuro hipódromo, os trabalhadores se depararam com várias botijas dos originais índios Marupiaras (bons caçadores), pois, de acordo com a tradição deles, os seus utensílios eram enterrados com os seus corpos. Em Fortaleza, espalhou-se a notícia de que havia sido encontrada uma espécie de tesouro. O resultado foi uma grande correria ao local.

Urge ressaltar o fato notório, mas pouco enfatizado de que uma das razões principais do sucesso do bairro Jockey Club de Fortaleza(CE) também se deveu ao fato de ter sido ORIGINADO DE UMA FAMÍLIA. Todo início determina uma história e “família” é a “célula mater” de qualquer sociedade. Portanto, fica aqui os nossos agradecimentos ao casal de alemães que nos deram origem.

Dona Margarida com todos os netos

1955

CAMPO DO FORTALEZA

A viúva de Franz, Dona Margarida, assinando o documento de venda do terreno onde se localiza o Estádio Alcides Santos, pertencente ao time de futebol Fortaleza.

O episódio contou com as presenças dos ex-dirigentes do Leão, José Raimundo Costa e Luís Rolim Filho no ano de 1955.

1988

HABIB’S

Para os amantes das comidas árabes, em 03/12/1998 foi inaugurada uma das maiores e melhores lojas do HABIBS em Fortaleza, quem sabe do Brasil, com um amplo estacionamento, um clima naturalmente agradável com a brisa da Lagoa para quem optar em ficar na área externa, um Drive-Thru bem estruturado, uma área de lazer para as crianças com muitos brinquedos interessantes, etc.. Simplesmente, fantástico ! Parabéns para o bairro Jockey Club.

1999

SETYDEIAS

Fundação: 31/08/1999

Desde a sua criação, teve a sua sede no mesmo endereço, na Avenida Lineu Machado 777. Em 2002, o Jockey Club Cearense, vizinho localizado a um quarteirão de distância, passou a ser cliente Setydeias e permaneceu até hoje.

Como a empresa era de sistemas (“idéias”) e o número 7 chamava a atenção por ser um “número bíblico”, “número da perfeição”, etc., então juntaram-se as palavras SETE + IDÉIAS = SETYDEIAS. Daí, foi feito o pedido do registro desta marca junto ao INPI, que foi concedida 4,5 anos depois. A marca Fortal Center também foi registrada 5 anos após a marca Setydeias.

No começo, o objetivo da empresa era trabalhar com Comércio Eletrônico, mas com o passar do tempo, dedicou-se exclusivamente a sistemas de Cobrança Bancária e se tornou reconhecida e bem conceituada nesta área.

Avenida Lineu Machado, 777 – Jockey Club – Fortaleza – Ceará
http://www.setydeias.com.vc

2001

ECOPOINT

Fundação: 16/01/2001

Encravado em pleno bairro do Jockey Club, o Ecopoint é um dos últimos redutos do sítio que originou o bairro. No local, os visitantes se deparam com uma espécie de zoológico, onde são encontradas espécies da fauna brasileira, como onça pintada, jacaré, pavão, tartaruga, macaco barrigudo, entre outras.

As suas instalações estão localizadas na esquina da Avenida Senador Fernandes Távora com a Avenida Lineu Machado, de frente para o North Shopping Jockey e a 100 metros da Setydeias.

A concepção do Ecopoint contou com a participação do Instituto Homem Terra (ABA-YBY), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Zoológico Sargento Prata. A iniciativa é inédita no Ceará. Um convênio com a Prefeitura permite às escolas municipais a visitação ao local. Quase que diariamente, grupos de 40 alunos se encantam com esse pedaço da Natureza.

Avenida Senador Fernandes Távora, 387 – Jockey Club – Fortaleza – Ceará

2007

SUPERMERCADO EXTRA

Inaugurações: 27/09/2007

Ele é da mesma rede do supermercardo PÃO DE AÇUCAR. As suas instalações contam com um amplo espaço, tanto interno quanto externo, no gigantesco estacionamento. A população do região passou a contar, além deste conforto, também com diversas opções de produtos para os seus lares a preços bem acessíveis.

Avenida Senador Fernandes Távora, 44 – Jockey Club – Fortaleza – Ceará

2008

DESPEDIDA DO JOCKEY CLUB

Diante de um intenso processo de especulação imobiliária, a diretoria do Jockey negociou a venda da sua antiga sede. Um acordo com a Prefeitura de Fortaleza, que pretendia construir em parte do terreno o Hospital da Mulher, garantiu a venda do terreno para a Construtora Diagonal & Rossi pelo valor de R$ 22 milhões e 500 mil.

Com os recursos, a diretoria do Jockey Club iniciou a procura de um local para a nova sede e a sua devida construção. Em 2008 a sede foi negociada e houve a aquisição de um terreno no Município de Aquiraz(CE), com o início da construção das novas instalações.

A antiga sede do clube então foi vendida e o terreno deu espaço a novos empreendimentos, como o Hospital da Mulher, o North Shopping Jockey e 5 condomínios de apartamento, chamados de Jockey Ville, da construtora Diagonal & Rossi.

O III Grande Prêmio Criação Nacional do Quarto de Milha encerrou as atividades do Jockey Club Cearense no município de Fortaleza(CE).

2012

HOSPITAL DA MULHER

Inauguração: 17/08/2012

Achamos que ele é sub-utilizado e que nele deveria funcionar o Frotão e no lugar do Frotão é que deveria ser o Hospital da Mulher uma vez que está no centro geográfico da cidade, conforme o mapa ao lado.

HOSPITAL E MATERNIDADE DRA. ZILDA ARNS NEUMANN
Av Lineu Machado 155 – Jockey Club – Fortaleza – Ceará

A maioria das ambulâncias que vão para o Frotão vem das periferias e interior. Elas enfrentam um TRÂNSITO difícil e ANDAM um percurso maior indevidamente, considerando que poderiam usar essas instalações. Muitas vidas seriam salvas se o Frotão funcionasse aqui devido ao TEMPO economizado no transporte dos pacientes. Não usaram o bom senso!!!

2013

NOVO JOCKEY CLUB

Inauguração: 19/07/2013

Com um hipódromo como os melhores e mais modernos do mundo e uma das pistas mais seguras e velozes de acordo com padrões e normas internacionais, o Jockey Club Cearense conta com uma excelente estrutura para alojar até 200 animais das raças Puro Sangue Inglês e Quarto de Milha, e uma completa estrutura de Tribuna de Honra, Camarotes e arquibancadas com visão privilegiada de toda a pista, além de serviços de restaurante e lanchonetes, contando também com amplo estacionamento, numa área de terreno de 60 hectares.

Estrada da Coluna-Cascavel S/N (CE-350) – Jenipapeiro – Aquiraz – Ceará

O projeto arquitetônico da nova sede contempla os seguintes itens: 200 cocheiras, hospital veterinário, 24 casas para profissionais do Turfe, 12 lojas, arquibancada para 600 pessoas sentadas, tattersal para leilões de animais, um flat com bangalôs, restaurantes, quadras esportivas e piscina, duas pistas em circuito oval para cavalos da raça Puro Sangue Inglês (PSI); sendo uma para treino e outra para provas, uma pista reta para os cavalos da raça Quarto de Milha dentre outros atrativos.

NORTH SHOPPING JOCKEY

Avenida Lineu Machado, 419 – Jockey Club – Fortaleza – Ceará

Inauguração: 30/10/2013

O shopping foi criado com 60.000 m² de ABL, sendo 33.000 m² já na primeira fase; 5 lojas-âncoras; 18 mega lojas; 200 lojas satélites; complexo de cinema com tecnologia 3D e Game Station; “Espaço família” com fraldário, empréstimo de carrinho de bebê e banheiro infantil; 2.000 vagas de estacionamento, sendo 1.000 vagas cobertas no sub-solo.

Logo após a sua inauguração, no bairro vizinho, outro empreendimento, o Shopping Parangaba também foi inaugurado. Ambos trouxeram muitos atrativos de desenvolvimento para esta região, além de proporcionarem a população acesso às grandes lojas do Brasil, cinemas, área de lazer, etc.

O Shopping Jockey tem uma belíssima arquitetura, tanto externa quanto internamente e um gigantesco estacionamento, ao ar livre e subterrâneo. É um ambiente muito agradável, realmente. Poderíamos dizer que ele é um dos shoppings mais bonitos de Fortaleza, até o momento.

Para o lazer de seus visitantes, o North Shopping Jóquei conta com um cinema, operado pela Cinépolis, com cinco salas (duas com tecnologia 3D) e Game Station, com mais de 1.000 m² de jogos eletrônicos. A praça de alimentação tem mais de 5.000 m² de ABL e vista panorâmica exclusiva, com uma fachada de vidro de 242 m², levando a luz natural para o espaço que reúne 27 operações de fast food e mais de 1.500 confortáveis lugares para os consumidores. A obra foi executada pela Construtora Diagonal.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO FIC

Inauguração: 30/10/2013

Construída no terreno onde funcionou o antigo Hospital Psiquiátrico Dr. Suliano, em 30/10/2013 foi inaugurada mais uma unidade da famosa e bem conceituada faculdade ESTÁCIO/FIC.

Foi muito bom o bairro ganhar uma faculdade desse porte, mas os seus dirigentes cometeram um engano. Colocaram o nome do campus de FIC Parangaba, estando eles no coração do bairro Jockey Club, de frente ao North Shopping Jockey e ao lado do Ecopoint, onde o bairro Jockey nasceu!!!

Temos a esperança que eles revejam esse pequeno equívoco e troquem o nome desta unidade para FIC JOCKEY CLUB, mesmo porque isto tem a ver com CULTURA, elemento principal da sua existência.

Parabéns mais uma vez bairro Jockey Club por esta valiosa aquisição. Obrigado por ter vindo, FIC!!!

Avenida Senador Fernandes Távora, 137 – Jockey Club – Fortaleza – Ceará

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Inauguração: 02/07/2013

O bairro Jockey recebeu mais um presente para reforçar o seu crescimento e valorização. Assim ganhou a sua primeira agência bancária da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL com o prefixo 4690-6 e nome “Imaculada Conceição”.

A agência não pôde receber o nome de Jockey Club porque já existia outra dentro da rede nacional da Caixa, 0855-9 Jóquei Clube (PI), e também por influência do nome da Igreja Católica que fica vizinho. Ambas ficam em frente a Praça César Cals de Oliveira, chamada indevidamente por muitos de praçinha do João XXIII.

Por ser um banco essencialmente social, os moradores ficaram muito felizes por mais essa aquisição. Esperamos que outros bancos, especialmente o Banco do Brasil também venha para cá.

Rua Melo de Oliveira, 941 – Jockey Club – Fortaleza – CE

2014

15 ANOS DA SETYDEIAS

Fundação: 31/08/1999

A empresa Setydeias completou os seus 15 anos em 31/08/2014 com uma clientela fidelizada e muito satisfeita.

Com a maturidade adquirida ao longo desses anos, a Setydeias tem melhorado a cada dia os seus produtos e o atendimento, que é o seu ponto forte e também diferencial.

Visite-nos: http://www.setydeias.com.vc

Avenida Lineu Machado, 777 – Jockey Club – Fortaleza – Ceará

O BAIRRO JOCKEY BLUB

Criação oficial do bairro: 05/10/1949

O Jockey Club é um bairro que fica da zona centro-leste
Sub-prefeitura: Secretaria Executiva Regional (SER III)
População: 20 mil habitantes (Censo de 2010 do IBGE)

PROLONGAMENTO DA JOVITA FEITOSA

O bairro não se desenvolveu mais ainda devido a falta de VISIBILIDADE e ACESSO fácil aos bairros tradicionais vizinhos, como a Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Monte Castelo, etc.

Existe um projeto muito antigo da Regional III da Prefeitura que já teve o seu orçamento aprovado para execução em governos passados, mas que nunca foi posto em prática, sabe-se lá porque mistério ou forças ocultas.

Quando os novos empresários do bairro Jockey e redondezas perceberem isto e se unirem para cobrar a sua execução, acreditamos que o bairro Jockey dará outro grande salto de desenvolvimento, com a valorização dos imóveis e incremento dos comércios e se tornará o melhor bairro da cidade de Fortaleza(CE).

Com a ligação das Avenidas Jovita Feitosa e Lineu Machado, nós teremos um grande corredor de avenidas, ou seja, um eixão de acessos na cidade de Fortaleza, a saber: Av Pontes Vieira = Av 13 de Maio = Av Jovita Feitosa = Av Lineu Machado no total de 12 Km, ligando o Iguatemi ao Terminal do Siqueira na mesma pista de rolagem.

Esta obra também aliviará o fluxo de veículos da Av. José Bastos e da Av. Bezerra de Menezes, já que a Av. Jovita Feitosa fica entre elas duas. Ela também proporcionará a milhares de pessoas dos bairros da região uma enorme economia de combustível por não precisarem mais desviar os seus trajetos casa-trabalho aumentando o percurso por usar avenidas como a José Bastos ou Mister Hull. Enfim, todo mundo vai ganhar com essa obra.

Cadê você, meu vereador ?! Empresários da região, acordem!

Perímetro do bairro:

Partindo-se da esquina da Av. José Bastos com Av. Carneiro de Mendonça (Lagoa), vamos pela Av. Carneiro de Mendonça rumo ao Hospital de Mulher até encontrar a Rua Estrada do Pici, quanto entramos à esquerda e seguimos até encontrar a Av. Lineu Machado, na altura dos números 784/840. Assim, pegamos à direita na Lineu e vamos até o final da parte larga desta avenida, na Rua Júlio Braga e entramos à esquerda rumo a Avenida Augusto dos Anjos. Neste ponto, entramos à esquerda até encontrar novamente o cruzamento da Av. José Bastos com Av. Carneiro de Mendonça (Lagoa). É praticamente um retângulo com uma ponta triangular na região da Rua Estrada do Pici. Portanto, a Praçinha do João XXIII, na verdade fica dentro do bairro Jockey Club. O bairro João XXIII fica do lado oposto da Avenida Lineu Machado.

O Ponto 1 se ligará ao Ponto 2 do mapa

DADOS DO PROJETO ANTIGO

Secretaria Executiva Regional III
Número do projeto: 10.58.575.1018.003
Valor: R$ 1.067.940,00 EM 23/05/2000

VERBA 10.58.575.1018.0003
PROLONGAMENTO DA AV LINEU MACHADO (HUMBERTO MONTE/CARNEIRO DE MENDONCA)
Via urbana alargada (m2) = 22.000

ORCAMENTO
EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 1999 – LEI N.8233 DE 29/12/1998
ORCAMENTOS FISCAL, DA SEGURIDADE SOCIAL E DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS (PAGINA 290)

INFRA-ESTRUTURA

Hoje, o bairro Jockey tem as suas ruas todas pavimentadas, água, luz, telefonia e rede de esgoto.

Está a 6 Km do bairro Centro e a 9 Km do bairro Aldeota, com acessos rápidos por grandes avenidas, como a José Bastos, João Pessoa, Senador Fernandes Távora e num futuro próximo, a Jovita Feitosa também.

Tem uma topografia elevada que lhe confere tranqüilidade no período invernoso, pois, mesmo após chuvas torrenciais, as águas logo escoam para regiões mais baixas e fica tudo sequinho.

Tem na região dois terminais de ônibus(Lagoa e Parangaba) bem como dois ramais do Metrô(VLT) que se cruzam na Parangaba ao lado do Shopping e do Terminal de mesmo nome.

No centro da Parangaba, a 2 Km do Jockey, você dispõe de um corredor bancário (BB, CEF, BRADESCO e ITAÚ) além de agências da COELCE e CAGECE, como também o Cartório Cavalcanti Filho. Lá também existe uma agência própria dos CORREIOS. Tudo juntinho ali na Rua 7 de Setembro, no começinho da Avenida João Pessoa.

A Avenida LINEU MACHADO, além de abrigar o Hospital da Mulher, o North Shopping Jockey, o Ecopoint, a Setydeias, também está se tornando o CORREDOR GASTRONÔMICO da região. A cada mês surgem novas lanchonetes e restaurantes em toda a sua extensão. Não podemos esquecer de mencionar o famoso Habibs que também está dentro do bairro Jockey, de frente a Lagoa. Haja fome!

Supermercados? Tem muitos disponíveis em toda a região: Guará, Extra, Lagoa, Assaí, G Barbosa, Carrefour, Pinheiro, Super do Povo, Center Box, Cometa, etc.

Corredores Comerciais? Nos bairros vizinhos, você dispõe de 4 grandes deles: Bezerra de Menezes, Jovita Feitosa, José Bastos e Gomes de Matos(Montese).

O bairro possui dentro do seu território e nas proximidades boas e variadas opções de escolas, colégios e até faculdades, tanto particulares (FIC, FGF e Lourenço Filho) como públicas (UFC–Campus do Pici e UECe-Campus do Itaperi).

Em algumas cidades do Brasil afora, como Teresina(PI), São Paulo(SP), Juiz de Fora(MG), Ribeirão Preto(SP), etc., o bairro JOCKEY CLUB é bairro nobre. Aqui também será! Anote.

OBS: Lembramos que o NOME DO BAIRRO se escreve em inglês mesmo (Jockey Club) e não em português, como fazem por aí.

QUALIDADE DE VIDA

O Jockey Club é o bairro do equilíbrio.
Primeiro, porque está no centro geográfico da cidade de Fortaleza, na linha que divide a cidade ao meio (Norte/Sul). Segundo, porque é um dos poucos bairros que consegue conciliar Desenvolvimento com Qualidade de Vida. Esperamos que continue assim. O desafio agora é crescer sem abandonar as raízes.

Uma das características mais marcantes do bairro é o clima de amizade entre as pessoas. Ao cair da noite, ao invés de se trancafiarem em casa, os adultos botam as cadeiras na calçada, os coopistas lotam o canteiro central da Avenida Lineu Machado, um grupo bate-papo no barzinho e as crianças brincam nas ruas ou pracinhas. Parece coisa de novela, mas isso ainda existe por aqui. Venha conferir.

O sapateiro João Bosco, que mora na Rua Ribeiro Leitão 576, é um dos maiores contadores de histórias do bairro. Morador do bairro desde 1964, ele relembra que o hipódromo Jockey Club era um local movimentado no início da década de 90. Segundo ele, o famoso palhaço Tiririca montou o primeiro circo na rua onde mora. “Isso foi na década de 80. Depois ele cresceu e hoje é deputado”.

DESTAQUES DOS BAIRROS VIZINHOS

SHOPPING PARANGABA

Inauguração: 26/11/2013

Localizado na Rua Germano Franck, 300 – Parangaba – Fortaleza – Ceará, onde a beleza e funcionalidade marcam o moderno projeto arquitetônico de alto padrão do Shopping Parangaba, que possui assinatura do renomado escritório Botti Rubin, referência nacional na elaboração de centros comerciais.

Único shopping do Ceará com acesso a diferentes modais de transporte público, o Shopping Parangaba é interligado ao Terminal de Ônibus e às duas estações do Metrô – Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) através de passarelas metálicas.

O shopping foi inaugurado com 230 lojas, sendo 7 lojas âncoras, 6 mega lojas. No último andar dispõe de uma praça de alimentação com as maiores e melhores lojas do ramo e 1.100 lugares para os usuários se sentirem à vontade nas suas refeições. Depois os clientes podem desfrutar de 6 salas de cinema UCI, sendo 3 salas de cinema com projeção em 3D.

O estacionamento ao ar livre é dividido no térreo e na cobertura do prédio e conta com 1.300 vagas para veículos. No total dispõe de uma ABL (Área Bruta Locável): 32.000 m2. A obra foi executada pela Construtora Marquise.

Fica a exatos 2 Km de distância do North Shopping Jockey. Ele está localizado no terreno da antiga Mineradora Chaves, nas confluências da Rua Germano Franck e Avenida Dedé Brasil, hoje Avenida Silas Monguba. Está em frente ao Terminal de Ônibus da Parangaba e ao lado da Estação Central do Metrô (VLT). Também é um shopping muito agradável e muito rico de opções. Uma curiosidade: Parte do estacionamento oferecido fica no teto do shopping, de onde se tem um terraço panorâmico muito bonito de onde se pode ver boa parte da cidade.

FGF

Apesar de estar no bairro vizinho, João XXIII, a FGF está na fronteira do bairro Jockey Club e é de grande importância para os moradores da região a sua existência aqui. Excelente faculdade.

FACULDADE LOURENÇO FILHO

Também está na fronteira do bairro Jockey a conceituada Faculdade Lourenço Filho. Está situada no começo da Av. Osório de Paiva, no bairro Parangaba.

A garantia de sucesso para as empresas que vêm para o Jockey é tão real que todas estão funcionando ATÉ HOJE. Oh BAIRRO BOM! Agora faz sentido lá no início o nome do sítio que originou o bairro ter sido relacionado as palavras “minerador sortudo” pois quem vem pra cá tem “sorte” nos negócios e na vida.

– E aí? Gostou de tudo que viu?
Se você é morador do bairro, deve ter ficado orgulhoso do que possui.
Se não é morador, deve ter ficado com vontade de vir morar aqui, não foi?

FONTES DE PESQUISA
– Painel de fotos e textos exposto no North Shopping Jockey
– Páginas de Internet: GOOGLE, Jornais O POVODIÁRIO e TRIBUNAEcopointWikipédiaJockey Club Cearense.

contador de visitas para blogger

Visitantes