Conheça os principais pontos turísticos de Fortaleza

Fortaleza é a capital do estado do Ceará, no Nordeste brasileiro. A cidade é conhecida por suas praias, com palmeiras e lagoas. As tradições folclóricas da cidade podem ser vistas em apresentações de dança no Theatro José de Alencar, construção em estilo art nouveau inaugurada em 1910. Outro destaque arquitetônico é a Catedral Metropolitana, em estilo neogótico.
Fortaleza

Praias

Mucuripe

Futuro

Iracema

Cultura

Dragão do Mar

Mercado Central

Theatro José de Alencar

Praias

Praia Barra do Ceará

A Praia da Barra do Ceará é um praia brasileira localizada no bairro da Barra do Ceará, no município de Fortaleza no estado do Ceará. Nessa praia aconteceu a primeira ocupação holandesa do Ceará, em 1603. Barra do Ceará possui recifes naturais, além de ser próximo da foz do Rio Ceará.

Por receber as águas do rio Ceará, é imprópria para banho. A praia é formada por dunas fixas e arenosas e que possui quartzo, próxima de dois espigões, a Formação Barreiras é a base para manter as dunas.

Sendo o bairro mais antigo da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. A população da Barra, pelo censo de 2000, era de 69.317 habitantes, sendo o segundo bairro mais populoso da capital cearense, perdendo apenas para o Mondubim.

Praia de Iracema

A Praia de Iracema é uma praia de bairro homônimo localizados no município de Fortaleza, no estado do Ceará, no Brasil. Seu nome vem da personagem Iracema, que dá título ao romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar. Segundo os mapas holandeses de 1649, foi neste local que os índios potiguares encontravam-se quando Matias Beck e sua frota chegaram a Fortaleza.

Seu nome anterior era Praia do Peixe, nome esse que vinha da tradição jangadeira do local, habitado por famílias de homens da pesca. Em 1930, o local assume seu atual nome, após um concurso.

Praia do Meireles

É uma das principais praias da cidade, que concentra vários hotéis e restaurantes. É bem iluminada e bastante movimentada, inclusive à noite, o que dá uma boa sensação de segurança. A água é imprópria para banho, mas a vista é linda. Poderia ser mais arborizada, como a Praia de Iracema, para que o calçadão ficasse mais bonito. Tem a vantagem de sediar a Feirinha Beira-Mar, que é ótima.

Praia do Mucuripe

Mucuripe é um praia brasileira, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, próximo ao cais do porto.

A Praia do Mucuripe é a continuação da Praia de Meireles, na direção leste. O calçadão do Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia.

A área verde é composta por algumas árvores e coqueiros, que enfeitam a orla dessa praia. Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é tranquilo, variando entre o verde e o azul dependendo do tempo.

Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias, mas no Mucuripe, as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores.

Praia Mansa

A Praia Mansa surgiu da construção de vários enrocamentos para construção do porto na enseada do Mucuripe, que provocaram alterações em parte do litoral cearense, na década de 1940.
O Porto de Fortaleza, também conhecido como Porto do Mucuripe, é um dos terminais marítimos mais importantes e estratégicos do País. Sua localização privilegiada, na enseada do Mucuripe, em Fortaleza o mantém em proximidade com os mercados da América do Norte e Europa, permitindo o atendimento a empresas de navegação com linhas regulares destinadas a portos internacionais, além de itinerários para os demais portos brasileiros através da navegação de cabotagem.

Praia do Futuro

A Praia do Futuro é uma das mais conhecidas de Fortaleza. Parada obrigatória, esta praia tem uma grande faixa de areia clara e o mar com tons de azul e ótimas ondas, ideal para praticar windsurfe e surfe. Na maré baixa, são formadas piscinas naturais, boas para brincar com as crianças e aproveitar a água. Na Praia do Futuro, o visitante encontra barracas instaladas ao longo de toda extensão da orla. E não pense que são simples: bem equipadas, as barracas contam com estruturas sofisticadas, com Wi-Fi, parquinho, segurança e muita comida típica.

Por falar em comida, o destaque gastronômico aqui é o caranguejo, degustado religiosamente às quintas-feiras.

Culturais

Parque do Cocó

O Parque Estadual do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da cidade de Fortaleza, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno. Com mais de dois quilômetros de trilhas interligadas, essa área é ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza.
Tem uma área de 1.575 hectares da zona limite entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Anel Viário, até a foz do Rio Cocó, na Sabiaguaba, passando por 15 bairros da Capital, sendo assim o quarto maior parque urbano da América Latina e do Brasil.

O parque representa também um recurso muito importante na cidade na educação, acolhendo muitas aulas de campo de diversas escolas da cidade, onde os alunos atravessam diversas trilhas ecológicas com um grande valor biótico. É uma chance singular de acesso para as crianças da zona urbana à espaços naturais, que outrora seria impossível. Além disso, o parque possui campos de futebol e quadras onde os moradores da região ou transeuntes organizam, com bastante frequência, campeonatos ou jogos amistosos.

No espaço do Parque conhecido como Parque Adahil Barreto, encontra-se um anfiteatro, oferecendo diversas atrações culturais e espaço amplo para a realização de reuniões, festas ou encontros.

Jardim Japonês

A obra era para homenagear a passagem do centenário da imigração japonesa no Brasil, que ocorreu em 2008. Depois de muitos adiamentos, foi finalmente inaugurado no dia 11 de abril de 2011.

O nome é uma homenagem a Jusaku Fujita, o primeiro imigrante japonês a chegar ao Ceará, no ano de 1923. Sofreu represálias por conta da sua nacionalidade, na época durante a Segunda Guerra Mundial o Japão estava do lado do Eixo, sendo inimigo, e por isso acabou perdendo todos os seus bens materiais, tendo de recomeçar do zero.

A construção do Jardim Japonês custou cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos e segundo a prefeita, é um presente de aniversário para Fortaleza.
Fica no Morro do Granville, entre as Ruas José Napoleão e Júlio de Carvalho.

Estátua de Iracema

Elaborada na década de 1960, em alusão aos 100 anos do livro Iracema, de José de Alencar, e aos 25 anos da Praia de Iracema, a escultura representa mais que uma simples obra de arte que embeleza a cidade. Ela se tornou o símbolo principal de Fortaleza. … “A Iracema é como se fosse uma mãe que protege Fortaleza.

O conjunto de esculturas foi criado pelo artista pernambucano José Corbiniano Lins, e representa o momento da partida da família de Iracema, que está sobre uma jangada. Nela, estão, além da personagem de José de Alencar, o companheiro da índia, Martim Soares Moreno; o filho Moacir e o cachorro Japi.

Iracema em Messejana

Iracema – Musa do Ceará – A estátua foi criada após o concurso Iracema – Musa do Ceará e encontra-se na Lagoa de Messejana, bairro a oito quilômetros do centro da cidade. Participaram 2.760 candidatas. O monumento, criado por Alexandre Rodrigues, é baseado nas características físicas da ganhadora e foi inaugurado em 1º de maio de 2004.

Nas margens da Lagoa de Messejana pode-se desfrutar de uma visão magnífica e de um pôr-do-sol imperdível, com a visão de bela estátua de Iracema.

Casa de José de Alencar

Casa de José de Alencar é uma instituição cultural localizada no bairro José de Alencar, em Fortaleza, Ceará. É compreendido por uma área que abriga uma casa onde José de Alencar viveu sua infância, bem como o primeiro engenho a vapor do estado do Ceará, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A área pertence e é mantida pela Universidade Federal do Ceará, que a adquiriu em 1965.

O lugar era chamado de Sítio Alagadiço Novo e foi adquirido por José Martiniano de Alencar quando de sua primeira presidência na então Província do Ceará como sua residência particular. Sua área atual é de nove hectares e compreende uma pequena casa do conjunto original erguida em 1826, atualmente chamada de “casinha”, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e um restaurante.

Ponte dos Ingleses

A Ponte dos Ingleses, renomeada pelos cearenses como Ponte Metálica, está localizada na Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará, Brasil. Foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza.

A construção do viaduto Lucas Bicalho foi iniciada em 24 de setembro de 1921, pela empresa inglesa Norton Griffts Co., para servir de porto da cidade de Fortaleza, em substituição da antiga Ponte Metálica (ponte ao lado, próxima da Avenida Almirante Tamandaré). No entanto, nunca funcionou como porto. O viaduto integrava o ante-projeto de um porto-ilha proposto pelo engenheiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira, e desenvolvido pelo engenheiro Lucas Bicalho. As obras foram iniciadas em 1921, durante o governo do presidente Epitácio Pessoa, e foram suspensas no governo de Artur Bernardes, no qual permaneceu inconclusa. Em 1994 ,a ponte foi recuperada e urbanizada.

Marina Park Hotel

O Marina Park Hotel, de categoria cinco estrelas, dispõe de uma estrutura de animação e lazer que o consolida como um resort urbano. Localizado ao lado do mar, o hotel fica próximo a Praia de Iracema, ao Centro de Turismo, ao Mercado Central e ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O hotel possui 315 apartamentos e suítes com decoração moderna e piso frio em diversas categorias, apartamentos para deficientes, além de piscinas, bares, restaurantes, fitness, salão de beleza, escritório virtual, room service, lavanderia, área para eventos, etc.

Todos os pacotes do Réveillon têm atrações, Open bar com bebidas premium e buffet completo durante toda a festa.

Seminário da Prainha

Seminário da Prainha é uma instituição católica de formação eclesiástica da Arquidiocese de Fortaleza, que serve a diversas dioceses, ordens e congregações religiosas para a formação de padres, religiosos, religiosas e leigos. Está situado no centro histórico da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, Brasil. Seu estilo é neoclássico.

O Seminário da Prainha foi fundado como Seminário Episcopal do Ceará no dia 10 de outubro de 1864, por Dom Luís Antônio dos Santos, o primeiro bispo de Fortaleza.

O Seminário ficou sob a responsabilidade dos lazaristas no período de 1864 a 1963. Foi um importante centro de formação do clero no chamado processo de romanização da Igreja Católica no Brasil.

Mais tarde mudou de Seminário Episcopal do Ceará para Seminário Provincial da Prainha.

Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural, um dos maiores do Brasil, localizado em Fortaleza, Ceará. São 30 mil metros quadrados de área dedicada à arte e à cultura, com atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Planetário Rubens de Azevedo, Teatro Dragão do Mar, Salas do Cinema do Dragão, Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, Multigalerias e espaços para exposições itinerantes e a Praça Verde, que abriga mais de quatro mil pessoas e também grandes shows nacionais e internacionais.

Mercado Central

A história do Mercado Central começa em 1809, com a autorização da Câmara Municipal para construção, em madeira, do mercado que a funcionou inicialmente para o comércio de carnes, frutas e verduras. Em 1814, as instalações foram demolidas e um novo prédio foi erguido com a denominação de Cozinha do Povo.

Já no século XX, em 1931, o comércio de carnes, frutas e verduras foi proibido dentro do prédio e as instalações foram ocupadas por produtos utilitários e decorativos feitos artesanalmente, sobretudo vestimentas, artigos de cama e mesa, derivados do caju e bebidas e doces típicos.

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo católico da cidade de Fortaleza, capital do estado brasileiro do Ceará. É a sede da Arquidiocese de Fortaleza, construída no local da antiga Igreja da Sé.

A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978. Tem capacidade para 5 000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura. Ocupando a maior parte da Praça Pedro II, também conhecida como Praça da Sé, no centro histórico de Fortaleza, o templo se destaca pela imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais. O arquiteto francês George Maunier assinou o projeto de estilo eclético, com predominância de elementos neogóticos e românicos e com referências à Catedral de Colônia e à Catedral de Chartres. São José é o santo vinculado à catedral.

Secretária da Fazenda

Secretária da Fazenda do Estado do Ceará foi criada durante o primeiro reinado por meio da Lei Provincial nº 58, de 26 de setembro de 1836, com a denominação de Thesouraria Provincial, durante o governo de José Martiniano de Alencar (1834-1837).

Setor de arrecadação financeira do estado do Ceará.

Praça do Ferreira

Seu nome é referência ao Boticário Ferreira que em 1871, enquanto presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, fez uma reforma na área e urbanizou o espaço.

Após séries de pesquisas, a Praça do Ferreira foi oficialmente declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza pela lei municipal 8605 de 20 de dezembro de 2001. Em 1839 era apenas um campo de areia com um grande poço no centro, que funcionou até 1920, quando o então prefeito Godofredo Maciel deu inicio a reforma.

Theatro José de Alencar

O Theatro foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910. Apresenta arquitetura eclética e sala de espetáculo em estilo art nouveau de três andares que comporta 800 lugares.

O complexo do Theatro conta ainda com auditório de 120 lugares, foyers, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2 600 metros quadrados, que sedia seu Centro de Artes Cênicas (CENA), além do Teatro Morro do Ouro; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre de capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar; a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; o Curso Princípios Básicos de Teatro e o grande jardim projetado por Burle Marx.

contador y localizador de visitas para blog

Visitantes